Somos especialistas em contabilidade consultiva!

Saiba mais
Contabilidade digital completa para sua empresa
Nós te ajudamos a elevar o nível da sua empresa

Soluções pensadas para facilitar as rotinas do seu dia e gerar economia!

Saiba mais

MEI

Uma dúvida frequente é sobre a possibilidade de recontratação de um ex-funcionário como MEI. A resposta é: depende. Embora não haja impedimento legal para a contratação de um ex-colaborador como PJ, há restrições temporais a serem observadas. Após a demissão, é necessário aguardar um período mínimo de 18 meses para que o mesmo profissional possa ser recontratado como prestador de serviços. Exceções a essa regra se aplicam a aposentados.Para evitar acusações de fraude trabalhista, como manipulação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Seguro Desemprego, as empresas devem seguir algumas precauções:
 
Redução de salário: só é permitida se houver uma redução proporcional na jornada de trabalho. Caso contrário, a recontratação pode ser considerada inválida;
Registro de admissão: a recontratação é tratada como uma nova contratação e deve ser registrada novamente na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ;
Contagem do tempo de serviço: se um colaborador for demitido e não for recontratado dentro de 60 dias, ele não terá direito a férias pelo período aquisitivo em questão.
A recontratação pode ser benéfica, oferecendo ao empregador a oportunidade de reintegrar um funcionário experiente e já familiarizado com a cultura organizacional. No entanto, é fundamental seguir as diretrizes legais para evitar complicações judiciais.    

Fonte: Portal Contábeis


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escreva em poucas palavras no que podemos lhe ajudar...

NSG

NSG

WhatsApp